Projetos

Índice de monitoramento dos Direitos LGBTQIA+ no Brasil


O Índice de Monitoramento dos Direitos LGBTQIA+ no Brasil é uma ferramenta que agrega dados sociodemográficos existentes sobre a população LGBTQIA+ a fim de oferecer uma avaliação sobre as iniciativas adotadas pelo poder público para a garantia e o exercício de direitos pela população LGBTQIA+. Ao identificar as estruturas criadas nos estados, capitais brasileiras e a nível nacional para a população  LGBTQIA+, o Índice LGBTQIA+ apresenta uma análise sobre o grau de maturidade das iniciativas adotadas pelo poder público por meio de dezenas de indicadores divididos em quatro eixos temáticos: Gestão, Participação Social e Transparência; Políticas Públicas; Planejamento e Orçamento Público; e Insegurança e Violência. A análise federal e estadual será lançada em janeiro de 2025. Já a análise das capitais brasileiras está prevista para ser lançada em junho de 2025. 

Status

em andamento

Impacto

Agência Gov   ObservaDH  Revista Veja   Terra    Alma Preta    IG Queer

Acesse

Índice de Monitoramento



Entre Curas e Terapias: esforços de correção da orientação sexual e identidade de gênero de pessoas LGBTI+ no Brasil

As terapias de conversão sexual e de gênero consistem em um conjunto de práticas diversificadas que buscam corrigir ou modificar as orientações sexuais, identidades e expressões de gênero de pessoas LGBTQIA+, sobretudo jovens. A fim de compreender de que modo tais práticas têm sido realizadas no Brasil, o projeto desenvolvido pela All Out e pelo Instituto Maties consistiu na realização de uma pesquisa exploratória que identificou 26 formatos de "curas" e "terapias" de conversão da orientação sexual, identidade e expressão de gênero no Brasil. Elas são realizadas por lideranças religiosas, pediatras, psicólogos, coaches, profissionais da educação básica, familiares e amigos. Tais práticas violentas impactam negativamente o desenvolvimento psicossocial das pessoas sobreviventes.

Status

finalizado

Impacto

UOL  Poder 360  Agência Diadorim  Revista Veja  Carta Capital   Brasil de Fato  Revista Oeste  Jornal Opção   IG Queer   Brasil de Direitos

PL 3627/2023, Câmara Federal, Deputadas Duda Salambert e Camila Jara.

PL 5034/2023, Câmara Federal, Deputada Erika Hilton.

PL n. 22/2023, Assembleia Legislativa do Estado de  São Paulo, Deputada Érica Malunguinho.

PL 1495/2023, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Guilherme Cortez.

Acesse



Educar para prevenir: Ferramentas Educativas para efetivação de direitos e combate à violência sexual e de gênero

Estecurso online e gratuito, realizado em parceria com o Global Changemakers, aborda o enfrentamento às violências sexuais e de gênero no contexto escolar. O objetivo é proporcionar um ciclo de formação para profissionais da educação básica que busquem aprimorar seus conhecimentos sobre gênero, sexualidade e educação, subsidiando abordagens pedagógicas que prezam pelo rigor científico e valorização de uma escola plural e diversa. 

Para realizar o curso, acesse. 

Status

-

Impacto

Acesse



Saúde LGBTQIA+ e direitos sexuais e reprodutivos

A garantia de uma saúde de qualidade para a população LGBTQIA+ depende da existência, da eficácia e do aperfeiçoamento de uma série de políticas, atendimentos e serviços. A partir de 2022, o Instituto Matizes, em parceria com outras instituições, se dedicou a analisar e produzir materiais que ampliassem a compreensão sobre de que modo as questões de saúde de pessoas LGBTQIA+ vêm sendo abordadas em políticas públicas, veículos de comunicação e em diferentes setores da sociedade.

Status

finalizado

Impacto

Acesse

Relatório de Pesquisa: A chegada da MPox no Brasil

Relatório de Pesquisa:Saúde LGBTQIA População LGBTQIA+: diversidade, direitos e acesso a serviços de saúde no Brasil

Relatório de Pesquisa: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: onde estamos e recomendações para alcançar metas em saúde sexual e reprodutiva e direitos no Brasil



Trabalho e renda LGBTQIA+ no Brasil

A discriminação sofrida por pessoas LGBTQIA+ tem impactos econômicos e gera prejuízos e desvantagens que incidem de forma cumulativa, impactando negativamente a estabilidade financeira e aprofundando as desigualdades e as vulnerabilidades a que são submetidas essa população. Por isso, a inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho, seja como trabalhadores ou empreendedores, envolve um conjunto de acessos, formações, habilidades, experiências e redes de apoio acumuladas ao longo da trajetória de cada indivíduo. Desde 2022, o Instituto Matizes passou a investigar as condicionantes e os processos resultantes das iniciativas adotadas por diferentes setores sociais para promoção da inclusão econômica de pessoas LGBTQIA+. Os estudos publicados apresentam dados e informações sobre o modo como pessoas e organizações LGBTQIA+ têm atuado para garantir seu próprio sustento, de suas famílias e comunidade.

Status

em andamento

Impacto

Acesse

Relatório de Pesquisa: Inclusão econômica e geração de renda da população LGBTQIA+ no Brasil: Desafios, iniciativas e financiamentos

Relatório de Pesquisa: Empreendedorismo LGBTI+ 50+ e gerações